Apresentamos a nossa Comunidade Coaraciense a carta aberta acerca do reajuste salarial dos professores.

Desde que assumiu a Prefeitura Municipal de Coaraci, em janeiro de 2017, a atual gestão tem honrado com o compromisso de pagar em dia os salários dos servidores e investido no funcionalismo público, prova disso é sempre ter garantindo o piso salarial do magistério, durante os três últimos anos.

Mas diante das incertezas impostas no mundo e no país em decorrência da pandemia do Coronavírus e do atual cenário em nosso município, tornar-se impossível a concessão de 12,84% de reajuste salarial nesse momento.

Em reunião com a categoria, a gestão passou as informações necessárias através de demonstrativos financeiros acerca da impossibilidade financeira do reajuste,  demostrando através de planilhas, com transparência,  que apesar do Piso Salarial  ter sido aprovado  pelo governo federal em lei, o repasse da verba não foi dado ao Município de Coaraci, e que por conta da pandemia, houve ainda mais queda na receita.

Além disso, é sabido por toda a categoria que a verba do FUNDEB não é suficiente para cumprir com o pagamento total da folha de professores, e para que isso ocorra é necessário que haja uma complementação dos recursos próprios, recursos estes que nesse momento não se tem, uma vez que por conta da pandemia não está tendo arrecadação fiscal, a cobrança de imposto foram suspensos, como cobrança de IPTU, sendo assim a prefeitura não provém de recurso para arcar com esse aumento.

O Governo deixa claro que não se opõe a conceder o reajuste salarial, desde que exista capacidade financeira do município em honrar com este compromisso.

Esse é um momento de esforço coletivo, onde a união é que nos fortalecerá para vencermos essa crise que assola o mundo e não apenas Coaraci, é preciso ter confiança na gestão que está cortando na carne para não prejudicar Coaraci e principalmente para não prejudicar os servidores em geral.

Vamos juntos continuar lutando para que tenhamos dias melhores, com confiança, respeito e principalmente certeza de que os servidores que foram tão valorizados nos últimos anos possam continuar sendo valorizados, mas com a responsabilidade financeira e certeza do pagamento dos salários.

Quem já fez muito, merece a confiança para poder com RESPONSABILIDADE fazer ainda mais!

Prefeitura Municipal de Coaraci

Confira a seguir a recomendação de nossa assessoria contábil acerca do reajuste salarial.